Blog 2021

BLOG 2021 - EXERCITE SUA MENTE!

 

A evolução dos equipamentos de Futsal

O Futsal mudou muito desde a sua criação antes da metade do Século passado. E ao longo dos últimos anos também tivemos mudanças que impactaram a forma de ensinar e dessa forma surgiu à necessidade de atualizar técnicos e professores. Um assunto pouco bordado, mas muito importante no contexto pedagógico fazem referencia aos equipamentos que ao utilizados pelos atletas de Futsal. Se todos sabem que e necessário camiseta, shorts e meiao, muitos ainda desconhecem qual o tênis ideal ou ainda a importância das caneleiras e outros acessórios importantes para a pratica desse esporte. Além disso, com toda exigência física do futsal, um jogo de alta intensidade, torna-se necessário o uso de equipamentos de qualidade para garantir a performance durante os jogos.

Tênis ideal para jogar Futsal

Uma cena muito comum em treinos e jogos de Futsal e a entrada na quadra de jogadores utilizando chuteiras de futebol society. A regra do Futsal não permite a utilização desse tipo de chuteiras. Então por qual motivo isso acontece com tanta frequência. Primeiro por uma questão financeira e comercial. Um pouco mais caro, a chuteira de futebol society e indicada pelos vendedores para quem não conhece a regra do Futsal ou ainda por pais que querem agradar aos filhos. Existe também outro fator, com um tênis de futsal você não joga na grama, mas com um tênis de futebol society você consegue atuar na quadra. Ou seja, ao optar pelo Society, e possível atender aos dois esportes e ai cabe ao profissional orientar sobre a importância do tênis correto para a pratica do futsal. Somente a questão da regra já seria suficiente. No entanto o professor pode mostrar a importância de questões como segurança, higiene, disciplina e ate a relação com os gestos técnicos específicos do Futsal, como por exemplo, o domínio.

Dessa forma, a escolha de um modelo e tênis ideais para jogar futsal, aumentam as chances de aproveitamento nas jogadas durante uma partida. Assim é importante analisar diferentes conceitos básicos. Piso - Os tênis ideais são aqueles adequados para o ambiente ou no caso, o piso da quadra. Nesse caso é crucial analisar com cuidado o tipo de solado do tênis que pretende usar, e assim evitar escolher opções que não possuem uma aderência coerente e que permita boa tração nas quadras e além dos toques na bola aprimorados. E já existe gente jogando futsal em quadras poliesportivas com piso que utiliza linhas de LED sob placas de vidro translúcido, alterando em segundos a marcação da quadra. Tipo de material - O tênis de futsal precisa ser feito de material resistente e leve. No mercado atual se torna possível encontrar modelos de diferentes materiais, como couro sintético para a maior resistência do tênis e possibilidade de personalização. Além disso, o material precisa ter boa flexibilidade e aderência.

Tecnologia – Luva especial para goleiros de Futsal

As luvas para os goleiros de Futsal são para evitar desconfortos, lesões e acidentes. Existem luvas para os treinos e para goleiros iniciantes. Na maioria das luvas para goleiros de Futsal, os dedos são cortados, facilitando o contato sem perder a sensibilidade ao manipular a bola. São mais leves, confortáveis e com grande poder de aderência.

 Ah, e as caneleiras

Em 1990, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) regulamentou a obrigatoriedade do uso de caneleiras nas partidas de Futebol, garantindo maior segurança aos jogadores. A intenção era não só de evitar lesões como também de prezar pela higiene dos machucados feitos durante o jogo. O Futsal seguiu na mesmo linha e pelas regras da FIFA um jogador será advertido com cartão amarelo se não  usar caneleiras e caso não aceite coloca-las, ele poderá ser expulso.

Muitos atletas reclamam das caneleiras Grandes e pesadas, justificando que acabam atrapalhando o desempenho em quadra e por causa da dificuldade de estarem sempre muito bem presas. Com a evolução da indústria esportiva, hoje e possível adquirir caneleiras leves e fáceis de usar, com materiais diferentes e modelos ajustáveis, alguns já embutidos à meia. Outro modelo pouco utilizado vem com uma parte estofada, que devera proteger os tornozelos e algumas já possuem até tornozeleira. Um estudo realizado pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, teve como objetivo examinar a incidência de lesões e suas características entre jogadores profissionais da Liga Nacional de Futsal (LFNS) da Espanha durante o período de pré-temporada e comparar variáveis ​​relacionadas a lesões no contexto da competição. Quando os dados do treinamento e da competição foram analisados ​​em conjunto, a maior incidência de lesões afetou o tornozelo (21%).

Segurança em primeiro lugar

A caneleira tem um forte fator de prevenção no Futsal, evitando lesões e infecções, prolongando a vida útil do atleta. Dois ossos muito importantes estão na parte inferior das pernas: tíbia e fíbula. A recuperação da fratura da canela pode envolver cirurgia e medicamentos contra dor, além de semanas de tratamento ou até meses. Por isso, prefira estar seguro em quadra e aproveite os novos e diversos modelos presentes no mercado atual analisando não apenas a estética, mas principalmente o grau de proteção que e oferecido. Entre conforto e segurança, fique com a segunda opção. E pode se acostumar a usar nos treinos para se adaptar as situações de uma competição.