Blog 2021

BLOG 2021 - EXERCITE SUA MENTE!

 

FUTSAL X FUTEBOL 

Esporte mais popular do Brasil, o Futebol deu origem a uma versão indoor: o Futsal. Uma das versões da criação do Futsal é que ele começou a ser jogado por volta de 1940 por pessoas que tinham dificuldade de encontrar campos para jogar Futebol e começaram a usar quadras de Basquete e Vôlei.

Confira as principais diferenças entre os dois esportes:

Medidas do campo - No futsal, a quadra de jogo é um retângulo com o comprimento de 40 m e largura de 20 m. O piso dessa quadra é rígido. Já no futebol, a medida do campo, que é de grama natural ou sintética, é de 90 a 120 m de comprimento e de 45 a 90 m de largura, dependendo do fato de a partida ser nacional ou internacional.

Bola - Na categoria “adulto” de futsal, a bola deve medir entre 62 e 64 cm. Já a bola de futebol possui circunferência menor que 70 cm e maior que 68 cm.

Tamanho dos gols - As metas (gols) são dois postes verticais e uma barra horizontal (travessão). No futebol, a distância entre os postes é de 7,32 m (largura) x 2,44 m (altura). No futsal, por outro lado, as dimensões são bem menores: 3 m (largura) x 2 m (altura).

Chuteira - Futebol e futsal pedem chuteiras bem diferentes, exatamente pelo fato de os pisos serem distintos. No futebol, as chuteiras com trava dão mais segurança ao jogar na grama e evitam algumas quedas. No futsal, por outro lado, uma chuteira sem travas é ideal, já que o piso é plano e rígido.

Número de substituições - No futebol, existe uma limitação de três substituições e o jogador substituído não pode mais voltar ao campo na mesma partida. O futsal, por outro lado, permite substituições ilimitadas e um jogador substituído pode voltar a jogar novamente na mesma partida.

Esquema de faltas - No futsal, as faltas são cumulativas, ou seja, são permitidas apenas cinco faltas por período de jogo. Caso esse número seja ultrapassado, a partir da sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros. No futebol, as faltas em excesso não rendem punição com cobranças, apenas com cartões.

Duração da partida - No futebol, uma partida tem dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo tempos. No futsal existem os mesmos dois tempos, mas a duração de cada um é de 20 minutos, com 10 de descanso. Outro fato interessante é que, no futsal, os 20 minutos são cronometrados, o que significa que, sempre que a bola estiver fora de campo, o jogo é parado.

Tiro de meta - No futsal, apenas o goleiro pode cobrar o tiro de meta e ele deve fazer essa cobrança com as mãos. Já no futebol, o tiro de meta é cobrado por qualquer jogador, usando os pés.

Saída lateral - No futebol, o arremesso lateral é cobrado com as mãos, ao passo que, no futsal, quando a bola sai pela lateral, ela é colocada em jogo com os pés.

Arbitragem - O futsal conta com dois árbitros, que possuem o mesmo poder de decisão. No futebol, existe um árbitro principal e dois auxiliares (bandeiras).

Impedimento - Ao contrário do futebol, que possui impedimento, o futsal não conta com essa regra.