Após mais de 5 meses de interrupção de todas as atividades relacionadas ao Futsal, em função da Pandemia do Coronavírus que assolou o planeta, começamos o grande desafio de uma retomada segura, consciente da modalidade em todos os níveis. E que essa retomada seja permanente.
A Liga Nacional de Futsal já começou sua 25ª edição, depois de ter um extenso protocolo de prevenção contra o COVID-19 aprovado pelas autoridades de saúde.
Em São Paulo, os clubes também já vislumbra para o retorno de treinos e competições previstas no calendário de entidades oficiais como a Federação Paulista de Futsal e a Liga Paulista.
E nesse momento, onde muitos vivem a expectativa não só pelo retorno, mas principalmente por voltarem a exercer uma atividade profissional, visto que o Futsal proporciona um amplo mercado de trabalho, muito além do que é visto e destacado pela mídia.
Além de atletas e treinadores, a modalidade envolve profissionais de Educação Física, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fisiologistas, analistas de desempenho. Existe ainda todo apoio em relação a segurança, logística, alimentação, viagens e jogos que fazem parte da rotina diário de muitos clubes.
Aliás o Futsal se mostrou muito mais organizado e preparado, enquanto modalidade esportiva, do que o Futebol de Campo, onde muitos clubes já fecharam as portas em 2020, alegando não terem condições de cumprirem com os protocolos de saúde necessários, mesmo com ajuda financeiros das federação estaduais, coisa que não acontece no Futsal, onde cada clube precisou elaborar e custear todas das despesas antes, durante e com certeza pós-pandemia.
Isso fortaleceu ainda mais o Futsal. Durante a pandemia tivemos notícias animadoras como o envolvimento de YouTubers para divulgar projetos de equipes profissionais, um novo acordo com TV aberta com transmissão de jogos ao vivo.
A TV Brasil transmite a Liga Nacional de Futsal 2020. Os jogos serão transmitidos sempre aos domingos, às 11h. Os confrontos também serão transmitidos por streaming pelo site da TV Brasil.
Além de chamar a atenção da TV, o futsal também foi cercado por um enorme interesse demonstrado por dirigentes de futebol em levar o esporte como iniciação para os clubes de futebol.
Uma ideia que se transcender para a realidade pode transformar muitos clubes em potência quando o assunto é formar atletas de alto nível. A FIFA também se pronunciou sobre considerar os clubes de futsal como formadores e talvez isso justifique o grande interesse de muitos dirigentes que já devem ter feito todas as contas para descobrir que o futsal tem um excelente custo benefício.
Durantes as muitas lives realizadas por diversos profissionais do esporte, tivemos o reconhecimento do Futsal como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de um atleta de futebol. Veron, Ronaldo, Juninho Pernambucano e Pedrinho foram alguns dos que citaram o Futsal e ainda relataram suas próprias experiências bem sucedidas.
O discurso de astros contradiz com as estatísticas e com os investimentos que realmente são feitos por clubes de futebol quando o assunto é futsal ou qualquer outra modalidade. Desde o início da Liga Nacional de Futsal em 1996, até 2020, apenas 14 clubes de futebol profissional, participaram da competição e apenas uma equipe, o Corinthians marcou presença em todas as edições.
Se por um lado, esse fato mostra a falta de interesse ou até uma incapacidade de realizar projetos diferenciados, por outro traz a tona uma lacuna enorme que pode ajudar no crescimento do Futsal, visto que já existe um movimento por parte de alguns clubes interessados na implantação do futsal e também na integração com os departamentos de futebol.
Ter um custo beneficio melhor que o futebol não significa que não tem nenhum investimento. O Futsal tem raízes na educação, através da sua origem na Associação Cristã de Moços, na década de 30, sua essência envolve paixão e o jogo é de alta intensidade. Entender e relacionar esses aspectos exige formação profissional adequada e um projeto bem organizado para integrar Futsal e Futebol.
E se o Futebol reconhece a importância do Futsal, é preciso deixar bem claro que o Futsal pode caminhar independente. Um esporte contemporâneo, genuinamente brasileiro e que se já se popularizou em todos os continentes, entre homens e mulheres, meninos e meninas.
E você? O que pensa sobre a retomada do FUTSAL? Deixe sua opinião!