UEFA e CONMEBOL se unem e quem ganha é o Treinador de Futsal

O treinador André Araújo analisa a 1ª edição da Finalíssima, torneio que reuniu equipes da Europa e da América do Sul. O evento foi realizado em Buenos Aires. 

A UEFA e a CONMEBOL se uniram para criar um evento de Futsal que em sua primeira edição já pode ser considerado um sucesso. A primeira edição da “Finalíssima” de Futsal foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro em Buenos Aires na Argentina e reuniu Portugal (vencedor do UEFA Futsal EURO 2022) e Espanha (terceira classificada) Argentina, vencedora da Copa América 2022, e o Paraguai, vice da Copa América.

A seleção de Portugal conquistou o título na disputa de pênaltis contra a Espanha e o Paraguai conquistou a medalha de bronze ao superar a Argentina.

Origem

Antes dos detalhes e dos resultados dos quatro jogos do evento, resolvi descobrir a origem e os motivos que levaram as duas entidades que comandam o Futsal na Europa e na América do Sul a realizarem um torneio que despertou interesse de toda comunidade do Futsal, incluindo público, patrocinadores, mídias e claro, os treinadores espalhados ao redor do mundo.

E a resposta é um indicador o crescimento da modalidade, que segundo o site da UEFA está incluída no plano de expansão e cooperação entre a UEFA e a CONMEBOL, que inclui, o futebol feminino, o futsal e os clubes de formação, o intercâmbio de árbitros, programas de formação para treinadores e o jogo da Finalíssima masculina de futebol, que coloca frente a frente o vencedor do Campeonato da Europa e o detentor da Copa América. A Argentina bateu a Itália por 3-0 na primeira edição da competição, em 2022. A Finalíssima feminina de futebol vai realizar-se em 2023, entre  Inglaterra e Brasil.

A iniciativa é sem dúvida uma valorização do Futsal, não apenas como uma modalidade em plena expansão como também um produto com enorme potencial de desenvolvimento. Seguindo os passos da FIFA, que já colocou a Copa do Mundo de Futsal no primeiro escalão dos seus eventos, as duas entidades demonstram que acreditam no Futsal como um esporte com características próprias, justificando todos os investimentos e a sua inclusão nos maiores projetos das entidades.

Futsal & Mídia

Um dos cuidados da UEFA com seus eventos é a capacidade de distribuição dos conteúdos, em diversos formatos, e que também incluem as transmissões ao vivo, seja por grandes redes de Televisão ou através da UEFA TV.

A CONMEBOL começa a despertar para essa importante ferramenta e competições como a Copa América e Libertadores de Futsal já passam por transformações em relação aos conteúdos distribuídos. Desde de sites oficiais, passando por sessões de fotos, entrevistas, redes sociais e claro, as transmissões ao vivo mostram que o caminho está aberto para o Futsal. E uma curiosidade.

O Brasil ficou fora da decisão da última Copa do Mundo e também da Copa América e por isso também esteve ausente na finalíssima. Algo ruim para o nosso motivo, no entanto benéfico para provar que o Futsal já não é algo exclusivo dos brasileiros.

Quem participou da Finalíssima 2022

Entenda os motivos que levaram cada uma das quatro equipes a participarem do evento e porque o Brasil ficou de fora.

Portugal é o atual campeão europeu e mundial. Venceu o Futsal EURO pela primeira vez em 2018 e manteve o título na Holanda, em fevereiro, feito que garantiu a vaga na Finalíssima. Os portugueses também já tinham sido vice-campeões em 2010. No Mundial de 2021, na Lituânia, Portugal conquistou o seu primeiro título mundial ao vencer a Argentina por 2-1 na final.

A Espanha ficou em terceiro no Futsal EURO 2022 e ficou com a vaga, pois, a vice-campeã Rússia está  suspensa por causa dos conflitos na Ucrânia. No entanto, a Espanha é a seleção mais vitoriosa nas competições da UEFA, vencendo sete dos 12 Euros de Futsal, incluindo o torneio inaugural experimental de 1996. Além disso, a equipe chegou em todas as semi. A Espanha venceu o Campeonato do Mundo em 2000 e em 2004, sendo vice-campeã em 1996, 2008 e 2012. Nas três edições o título ficou com o Brasil. Os espanhóis ainda foram eliminados nas quartas de final em 2021 por Portugal, mesma seleção que eliminou a Espanha na semifinal da do Futsal EURO 2022.

O Paraguai foi convidado para a Finalíssima pois sagrou-se vice-campeão da Copa América de Futsal de 2022. O país também foi a sede do evento e chegou à decisão pela quarta vez em 13 edições do torneio sul-americano. A seleção paraguaia chegou nas oitavas de final da última Copa do Mundo na Lituânia em 2021. A equipe perdeu para a Argentina por 6-1. Na fase de grupos também foram derrotados pela Espanha por 4-0.

 A anfitriã Argentina carimbou o convite para o evento depois que conquistou sua terceira Copa América de Futsal em fevereiro, sendo que nas ultimas setes edições esteve em nada menos do que seis decisões. A seleção argentina venceu a Copa do Mundo pela primeira vez em 2016 e chegou à final novamente em 2021, quando perdeu para Portugal.

Resultados

Portugal venceu a Espanha nos pênaltis e conquistou a Finalíssima, colocando mais um troféu na galeria que já conta com duas taças de Campeão europeu e uma Copa do Mundo.

O Paraguai derrotou a Argentina na luta pelo bronze para se desforrar, pelo menos parcialmente, da derrota sofrida na final da Copa América de Futsal, em fevereiro.

Domingo, 18 de setembro

Final 

Espanha 1-1 Portugal (2-4)

Jogo do 3º e 4º lugares

Argentina 2-3 Paraguai

Quinta-feira, 15 de setembro

Portugal 2-1 Paraguai

Argentina 0-3 Espanha

Bola parada da Espanha

O treinador Fede Vidal pediu tempo antes de um tiro de canto e a jogada ensaiada saiu com perfeição, com Antonio Pérez dando uma assistência para Miguel Mellado rematar de forma certeira.

Inteligência emocional

Portugal saía para o intervalo em desvantagem, mas tinha motivos para estar confiante, dado que havia derrotado a Espanha nas quartas de final do Campeonato do Mundo de Futsal de 2021 e na semi do UEFA Futsal EURO 2022, depois de estar perdendo. O empate chegou no meio do segundo tempo. Afonso Jesus aproveitou um passe errado da Espanha na saída da defesa para ficar na cara do goleiro Didac Plana e, com classe, cavar a bola sobre este para fazer 1-1.

Os goleiros

As duas seleções estiveram, depois, perto da vitória, mas os goleiros André Sousa e Didac Plana brilharam e a decisão seguiu para a prorrogação em Buenos Aires, mas ninguém marcou nos dez minutos de tempo extra e foi preciso recorrer ao desempate por pênaltis para encontrar o vencedor.

 

Uma grande sacada

O treinador de Portugal, Jorge Braz decidiu substituir o goleiro André Sousa e colocou o gigante Edu para defender as penalidades. Uma grande sacada. O goleiro conseguiu defender dois pênaltis dos espanhóis enquanto do lado de Portugal ninguém errou.

Edu entrou e defendeu dois pênaltis no desempate frente à Espanha / Marcelo Endelli supplied by CONMEBOL

Valorização do processo

João Matos, capitão de Portugal: “É uma sensação difícil de descrever. Levamos o futsal português a uma posição em que nunca esteve antes, com uma base que vem desde 2011. Construímos uma equipa com muitas qualidades. Derrotamos uma boa equipa como a da Espanha, que também jogou bem e conquistamos um novo troféu, a Finalíssima, bem longe das nossas casas, em condições difíceis, num piso diferente daquele a que estamos habituados.”

Reconhecimento

Raúl Campos, capitão da Espanha: “Foi duro. Conseguimos fazer o jogo que queríamos, mas infelizmente perdemos nos pênaltis. Ultimamente, Portugal tem vindo a vencer-nos, apesar de achar que estamos a jogar melhor. Só não estamos a conseguir ganhar os jogos.”

Onde foi a Finalíssima de Futsal?

Os jogos disputaram-se no Parque Roca, em Buenos Aires, Argentina. Também conhecido como Estádio Mary Terán de Weiss, em homenagem ao tenista, pode receber até 15.5000 espectadores. Entre os eventos realizados estão vários encontros da Taça Davis e de tênis nos Jogos Sul-Americanos de 2006 para os quais foi construído, com o teto retrátil adicionado em 2014. 

Referências:

UEFA.COM . Futsal Finalíssima 2022. Disponível em <https://pt.uefa.com/futsalfinalissima/> . Acesso em 24 de setembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *