Considerações importantes sobre a Preparação Física no Futsal

O Futsal apresenta algumas características específicas em relação às regras e táticas que ao longo dos anos transformaram o jogo em uma das modalidades esportivas com as maiores exigências físicas. 

Listamos abaixo alguns motivos que podem ajudar na preparação física de muitos atletas de Futsal. Vale a pena a leitura!

Desde sua criação, nos anos 30 na América do Sul, o futsal é um jogo desenvolvido com muitas ações de alta intensidade. O número de atletas e o espaço reduzido estão entre as razões para a velocidade com que as equipes atacam e defendem. 

Assim, ocorre um aumento da frequência cardíaca, estimulando a circulação do sangue, melhorando a capacidade respiratória e queimando muitas calorias, principalmente nos treinamentos, onde existe um melhor controle por parte dos treinadores. Isso exige também cuidados especiais com a alimentação, um trabalho direcionado para recuperação e também para prevenir lesões.

Durante os jogos, esse controle fica mais complicado por causa da imprevisibilidade que as ações ocorrem. A frequência cardíaca (FC) média = 174 bpm (90% da FCmax) com 83% do tempo permanecendo acima de 85% da FCMax. 

O futsal tem uma predominância anaeróbia, no entanto vale a pena investir na capacidade aeróbia para acelerar o processo de recuperação e estar com 100% das energias quando surgir a oportunidade na frente do goleiro.

OS ALAS CORREM MAIS! #VERDADE

Uma pesquisa realizada em 2003 por estudantes de pós-graduação avaliou as respostas cardiorrespiratórias e metabólicas em atletas da categoria principal durante partidas oficiais do campeonato paulista de futsal. Foram avaliadas durante as partidas, as respostas de frequência cardíaca e lactato sangüíneo em 30 indivíduos onde os mesmos foram subdivididos de acordo com seu posicionamento e ações táticas, classificados como Ala, Fixo e Pivô. Foi encontrada diferença significativa apenas para variável lactato sanguíneo na posição tática Ala em relação com Fixo e Pivô.

As respostas fisiológicas mostraram que as partidas exigiram independentemente das funções táticas uma predominância dos sistemas anaeróbios de fornecimento de energia, onde a mesma foi mais acentuada na posição ala em relação às outras posições.

A preparação física no Futsal deve incluir inicialmente movimentos corporais como correr, trotar, andar girar, saltar, lançar, rolar…etc. Aspectos do esquema corporal como equilíbrio, lateralidade, organização  do corpo no espaço e no tempo, coordenação motora para executar as ações técnicas são capacidades que dependem de uma sólida base em relação ao controle corporal. 

Aperfeiçoar a mecânica do movimento e melhorar capacidades físicas são componentes obrigatórios para se jogar Futsal em alto nível e as equipes devem se modernizar em busca de uma estrutura que possibilite a formação e o desenvolvimento de um atleta de Futsal em relação a todos os aspectos, incluindo a preparação física.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *