A Copa do Mundo que elevou a patamar do Futsal

A Copa do Mundo da Lituânia elevou o patamar do Futsal. O evento realizado entre 12 de Setembro e 03 de Outubro, terminou com um campeão inédito e mostrou a força da modalidade em todos os continentes.

André Araújo – Futsal Século 21

 

A Pandemia de Coronavírus causou enormes diferenças econômicas, sociais e impactos significativos no Esporte com demissões de atletas e membros da comissão técnica; suspensão de treinos e atividades nos clubes; adiamento de eventos esportivos; adequações salariais; partidas sem torcida; atletas parados e uma crise financeira sem precedentes na história. Essa situação foi muito bem retratada na Copa do Mundo com um gesto da seleção brasileira, que através do capitão e fixo Rodrigo, fez uma doação de bolas para a seleção de Angola.

Dentro de quadra as diferenças diminuíram muito. Aulas de sistemas táticos, regras, análise de desempenho, marketing, fundamentos técnicos, bola… Os eventos e cursos online transformaram o Futsal e muitos treinadores aproveitaram o  isolamento social para estudar, criar e aplicar metodologias de trabalho diferenciadas.

Resultados da fase de grupos

A comprovação da evolução do Futsal está no equilíbrio dos jogos da fase de grupo e principalmente na fase final, quando apenas dois jogos tiveram placares elásticos, Argentina 6X1 Paraguai e Kazaquistão 7X0 Tailândia. As outras 14 partidas foram definidas nos instantes finais.

Audiência global

Além disso, o evento teve a maior exposição da mídia na história da modalidade, com jogos exibidos ao vivo em TV aberta e fechada. O canal da FIFA no YouTube transmitiu todos os jogos ao vivo. Os índices de audiência foram expressivos e o mundo parou para assistir o Futsal.

Capacidade de liderança e gestão de grupo

O Futsal ficou ainda mais valorizado após a Copa do Mundo e os treinadores têm total responsabilidade sobre isso. Em um momento delicado da humanidade, souberam formar, preparar e conduzir suas equipes de forma ética, profissional e competitiva. Dessa vez, o regulamento permitiu a inscrição de 16 atletas, aumentando as possibilidades de formações em quadra e ao mesmo tempo exigindo liderança e capacidade de gestão em momentos decisivos.

Uso da tecnologia

Os recursos de mídia e tecnologia apresentados durante o evento também foram um show à parte. No futsal é de fundamental importância registrar os passes, desarmes, finalizações e outras ações técnicas, que ocorrem de maneira frequente durante a partida.

Aprender a observar a forma como o futsal é jogado por diversas equipes também pode melhorar os conhecimentos, facilitando as atividades práticas. Características individuais e coletivas, dados estatísticos, avaliações físicas e imagens devem ser analisadas e discutidas. 

O futsal é um esporte com ações rápidas e intensas, o que torna complicado para a compilação de dados importantes sem o auxílio da tecnologia. 

Treinador pesquisador

A Copa do Mundo de Futsal deu um novo significado para a atuação do profissional de Educação Física dentro da quadra de Futsal.  A contemporaneidade e a forma globalizada do esporte competitivo transformaram o treinador de Futsal em um pesquisador que busca trabalhar e aprender com várias manifestações que transcendem as quatro linhas. Aspectos técnicos, táticos, fisiológicos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos estão diariamente na agenda de trabalho e na pauta de estudos do treinador moderno.

Valorização do jogo coletivo

O evento promovido pela Fifa solidificou o que os conceituados estudiosos chamam de novas tendências em Pedagogia do esporte, fortalecendo estratégias didático- metodológicas que favoreçam cada vez mais um ambiente de aprendizagem no Futsal. 

Excelência técnica

A excelência técnica no futsal  não é um conceito novo e diferente do que a maioria pensa, não é a perfeição nas ações e sim buscar melhorar-se a cada dia nas ações técnicas, principalmente as básicas, que favorecem a manutenção e circulação da bola e como consequência a criação de oportunidades de gols

Portugal – Trabalho de Construção

Em Portugal, o futebol de salão começou a ser praticado na década de 80. Alguns anos depois, no início dos Anos 90, aconteceu a Integração da Federação Portuguesa de Futsal na Federação Portuguesa de Futebol, com o estatuto de órgão autónomo. No Brasil, somente agora, e por uma imposição da FIFA é que tivemos a intervenção da CBF no Futsal. Além desse fato histórico, o novo campeão contou com o craque Ricardinho e com um trabalho desenvolvido a longo prazo por Jorge Braz.

Diante das Ilhas Salomão, em jogo da segunda rodada do grupo C , o treinador chegou ao 154.º jogo como treinador de Portugal, batendo o recorde que era de Orlando Duarte.

Jorge Braz fez o primeiro jogo como selecionador nacional no dia 17 de outubro de 2010, sucedendo no cargo justamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *