Treino Funcional para melhorar as capacidades físicas e ajudar no fortalecimento muscular. Alongamento para aumentar a flexibilidade, prevenir lesões e garantir uma rotina segura dos treinos. Exercícios respiratórios para melhorar o desempenho nas atividades aeróbias e Pilates para ajudar no desenvolvimento da postura corporal, aumentar a capacidade de concentração e também para aliviar o stress. Conheça um pouco dessas quatro atividades que juntas, podem potencializar o processo de emagrecimento.
Pilates e Funcional – parceria de sucesso
Combinar Pilates e Treinamento Funcional pode ser o melhor cenário para manter o corpo em dia com a saúde. Ao associar as duas atividades é possível conquistar os melhores benefícios e deixar os treinos mais dinâmicos.
Os exercícios de Pilates estão entre as melhores alternativas para combinar exercícios com baixo impacto, trabalhando os músculos específicos a cada necessidade, com movimentos de coordenação e fortalecimento, além de preservar a massa muscular e o condicionamento cardiovascular. Justamento por isso, aliar o Pilates ao Treinamento Funcional, vai otimizar ainda mais os seus benefícios e melhor ainda se o seu objetivo é emagrecer.
Além disso, essa combinação permite a personalização completa do treino sempre focado nos resultados que o aluno deseja alcançar.
A bola de Pilates, também chamadas de “bolas de estabilidade” ou “bola suiça” tem sido utilizada desde o princípio do século XX, primeiro na Suíça, depois na Inglaterra e Estados Unidos para reabilitações físicas e tratamentos cinesiológicos.
Durante alguns anos o treinamento físico com as bolas se popularizou como uma ferramenta extraordinária para alcançar excelentes resultados e foi utilizado para proporcionar diversos benefícios, tanto estéticos como terapêuticos.
Atualmente, a bola de Pilates é utilizada em eventos esportivos, yoga, ginástica para grávidas, dentre outras atividades.
Clique aqui e agende uma aula experimental no Studio FS21
Alongamentos
Os benefícios do alongamento foram comprovados através de vários estudos ao longo do tempo, sendo que muitos deles chegaram a conclusão de que o alongamento juntamente com o aquecimento aumenta a flexibilidade dos músculos antes das atividades físicas, prevenindo os indivíduos de uma possível lesão e eliminando a tensão pós-exercício, evitando assim, o encurtamento da musculatura.
A prática de alongamento é necessária para adultos, crianças, especialmente durante a fase de crescimento, jovens e idosos.
O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações.
Com uma rotina de exercícios de alongamento e uma execução correta dos mesmos, obtém-se uma vida muscular saudável, beneficiando o corpo como um todo.
Os efeitos benéficos do alongamento, favorecem a qualidade de vida em qualquer faixa etária. O alongamento deve ser incluído na vida diária e nas diversas práticas esportivas, para favorecer o corpo como um todo.
O alongamento proporciona diversos benefícios, como aquecimento, flexibilidade, prevenção de lesões e qualidade de vida. Atividades de aquecimento são necessárias para preparar o corpo para a atividade física porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular.
O aquecimento também proporciona um aumento da temperatura corporal e da musculatura, bem como preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho motor. Além disso, quando realizados no final da sessão de treinos, favorece a recuperação muscular.
A flexibilidade é uma das capacidades físicas que são beneficiadas através da prática regular dos alongamentos. Nessa questão dois pontos são importantes: frequência e tempo de duração.
Com o envelhecimento, os músculos tornam-se mais curtos e perdem sua elasticidade, diminuindo principalmente, a amplitude de movimento nos ombros, coluna e quadris.
Respiração
A respiração é uma ferramenta vital para o bom desempenho em atividades físicas. O ato de inspirar e expirar de maneira ritmada e consciente faz o oxigênio levar nutrientes para as células e auxilia a musculatura no momento dos exercícios. Por outro lado, o gás carbônico é liberado após o processo. Essa troca é de extrema importância para os músculos, que ganham mais resistência.
Para Juliana Morales Araújo, Personal Trainer do Studio FS21, durante os exercícios físicos, principalmente de alta intensidade, o corpo precisa de uma demanda maior ventilatória, Portanto, uma respiração eficiente é fundamental para o bom desempenho esportivo.
Ela ainda alerta que como a necessidade de ventilação é maior, muitas vezes, o nariz não é capaz de puxar o ar sozinho e por isso é normal abrir a boca para respirar durante o exercício.
Inspirar pelo nariz é melhor, porque o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas. Caso não respire adequadamente, dores diafragmáticas (abaixo do pulmão), desconfortos ou até mesmo desmaios, devido à hiperventilação, poderão acontecer nos treinos.
A respiração correta pode potencializar o rendimento nas caminhadas e acelerar o processo de emagrecimento.
A respiração confortável e adequada garante segurança na contração dos músculos abdominais e não acarreta grandes elevações na pressão arterial.
A Personal Trainer Juliana Morales Araújo aconselha a buscar auxílio profissional. Para avaliar o corpo, é importante fazer uma avaliação física, exames laboratoriais e teste de ergoespirometria — o teste ergométrico convencional, com a análise do ar expirado pelo paciente, serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. Com esses dados, é possível orientar os praticantes sobre os exercícios adequados e os limiares cardíacos que podem chegar dentro de um programa de treinamento.
A respiração nos treinos influencia na melhoria da saúde e na manutenção do praticante durante o exercício:
Ao demandar ventilação mais acelerada durante o exercício, o corpo pode entrar em colapso se não satisfeito.
Um dos primeiros sintomas é a cabeça latejante por causa do aumento da pressão arterial e do esforço do coração.
A deficiência de ar reduz a capacidade de oxigenar os músculos e gera um desconforto que pode resultar em perda de consciência.
Em atividades como corrida, a dor na região abdominal é a mais característica, mas a respiração inadequada pode causar náusea e levar o praticante a abandonar a atividade antes da hora.
Muito bom!