Consulte um profissional de Educação Física para voltar aos treinos

O site do CREF4/SP divulgou um Manifesto em seu site sobre o retorno das atividades físicas onde defende a reabertura com a justificativa de que todos os protocolos estão sendo cumpridos e também pela importância do profissional de Educação Física nesse momento tão delicado que o mundo e o Brasil está vivendo.

Manifesto do CREF sobre a retomada dos treinos

O manifesto logo de cara faz um alerta sobre a omissão da mídia em relação ao rígido protocolo criado pela entidade e que está sendo seguido pelos profissionais de Educação Física. Esse protocolo, foi inclusive implantado no Studio FS21 e é capaz de mitigar os riscos da contaminação nas academias. 

O protocolo é baseado em evidências científicas e em outros protocolos e pesquisas internacionais sobre o tema. O texto do comunicado cita uma pesquisa sobre o tema que  foi realizada na Noruega, na cidade de Oslo. Cinco academias foram abertas especificamente para a realização do estudo, que contou com 3.764 indivíduos com idades entre 18 e 64 anos, sem nenhuma comorbidade que aumentasse o risco dos participantes.

O grupo testado foi composto por 1.896 indivíduos que frequentaram as academias, enquanto os outros 1.868 fizeram parte do grupo controle e se mantiveram afastados das academias. As atividades realizadas incluíram desde exercícios individuais até aulas coletivas e eles realizavam os treinamentos entre 1 e 6 vezes por semana. 

O texto segue com detalhes importantes sobre os resultados da pesquisa:

O grupo que realizou os treinamentos nas academias seguiu protocolos de distanciamento e higienização, semelhantes aos recomendados pelo CREF4/SP e o resultado da pesquisa revelou, após testar todos os praticantes, que nenhuma pessoa foi infectada nas academias e que não houve visitas a ambulatórios ou internações devido ao COVID-19 em nenhum dos grupos. Dos 91 funcionários que trabalharam nas instalações de treinamento, nenhum testou positivo.

O manifesto também lembra que o  Profissional de Educação Física integra o rol de Profissões da Saúde, conforme prevê o Ministério da Saúde na Portaria n. 218/1997 e foi capacitado pelo mencionado Ministério para o enfrentamento da pandemia do COVID, conforme a Portaria n. 639/2020. Portanto, está apto a manejar medidas preventivas e corretivas no enfrentamento da pandemia. 

Essa colocação novamente é feita em forma de crítica a certos veículos midiáticos que não valorizam o profissional de Educação Física e a prática regular de exercícios físicos. 

Em outro trecho o manifesto destaca que os protocolos tornam as academias em um ambiente para uma pratica regular e orientada do exercício físico:

Seguindo os protocolos de segurança, as academias são ambientes absolutamente seguros, os Profissionais de Educação Física estão capacitados para adotar as melhores práticas e a prática da atividade física orientada contribui para a resposta imunológica.

Aproveitando todos os argumentos científicos, o CREF4/SP mostra a necessidade de se consultar um profissional de Profissional de Educação Física ou seu Conselho Profissional, antes para evitar  maiores problemas, principalmente a desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *