Índice de Massa Corporal – O que é? Como surgiu? Como calcular seu IMC?

Quando falamos em prescrição de treinamento, torna-se fundamental descobrir o % de gordura corporal com o menor erro possível. Diferentes protocolos são utilizados para obtenção de resultados que quando combinados com outros índices facilitam o planejamento, organização e execução do programa de treino. 

Apesar da necessidade de um maior acompanhamento profissional, com realização de outros testes e avaliações, o IMC pode ser um indicativo importante, uma vez que estamos vivendo um período de muitas incertezas e restrições por conta da pandemia de coronavírus. 

Conforme descreve Glaner (2005), a técnica antropométrica é a que tem sido mais usada em todo mundo, por ser a mais barata e apresentar excelente fidedignidade. 

A mesma autora também afirma em sua pesquisa que esta técnica faz uso de medidas lineares, de massa, de diâmetros, de perímetros e de dobras cutâneas e que sozinhas ou combinadas, são usadas para se obter índices, tais como o índice de massa corporal (IMC) ou o percentual de gordura corporal (%G), corrigidas, ou não, para a idade.

O objetivo desse artigo é esclarecer algumas coisas sobre o famoso IMC – Índice de Massa Corporal. 

Como surgiu

Uma pesquisa de Barbosa (2013), citado por Guedes, Biscuola e Lima (2015) descobriu que Lambert Adolphe Jacques Quetelet , matemático, astrônomo e estatístico belga nascido na cidade Gent em 1796, foi o vanguardista a estudar as características físicas do homem e as habilidades sociais. 

Entre 1831 e 1832 ele executou o que foi avaliado como o primeiro estudo transversal em recém-nascidos e crianças a partir da altura e do peso. 

O Belga Lambert Adolphe Jacques Quetelet estudou as caracteristicas fisicas do homem

O desejo do cientista belga era definir as características do “homem normal”, classificando os indivíduos em torno de um padrão, ou seja, realizava a classificação destes em torno da média encontrada em suas pesquisas. 

Apoiados na mesma pesquisa, os autores relatam que Quetelet notou que o crescimento e desenvolvimento humano, salvo nas fases de crescimento acelerado como após o nascimento e durante a puberdade, são caracterizados pela relação de que o peso aumenta com o quadrado da altura, definindo o Índice de Quetelet. 

Posteriormente, em 1972, Ancel Keys (1904-2004) denominou o Índice de Quetelet em Índice de Massa Corporal.

O que é IMC?

A definição encontrada no site oficial do Ministério da Saúde afirma que uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). 

O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. 

Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico.

A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula:

A Organização Mundial de Saúde/OMS (1999) elaborou classificação com patamares de Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar se a pessoa apresentava sobrepeso (IMC=25 a 29 kg/m²) ou obesidade (IMC> 30 kg/m²).

Glaner 2005 aponta que o IMC tem sido recomendado pela OMS como um indicador da gordura corporal por ser obtido de forma rápida e praticamente sem custo nenhum. No entanto, estudos(12-14) têm questionado seu uso com propósitos de diagnosticar a gordura corporal em diferentes faixas etárias. 

O IMC é adequado para a população em geral. Entretanto, os atletas, principalmente aqueles que carregam uma massa adicional de músculos, são considerados obesos ou com excesso de peso, quando é avaliado com este método.

Quer saber qual o seu IMC?

Your BMI is

Embora o cálculo do IMC seja simples, sua interpretação exibe algumas dificuldades. Embora na esfera epidemiológica se utilizem os valores de IMC como relevante indicador de composição corporal, sua interpretação no contexto individual deve ser feita com cuidado e com ajuda de um profissional.

Referências

Glaner, M. F.,Índice de massa corporal como indicativo da gordura corporal comparado às dobras cutâneas , Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 4 – Jul/Ago, 2005

Santos B. V., Santos M.N., Maia H. P., Os benefícios da atividade física regular para pessoas com obesidade, Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 3, p. 103-113 , set./dez. 2009.

Guedes A. C. F., Biscuola A. P.,  Lima M. C. C., Comparação entre índice de massa corporal e índice de adiposidade corporal em adultos do sexo masculino , Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. v.9. n.54. p.235-242. Nov./Dez. 2015. 

 OMS (Organização Mundial de Saúde). Necessidades de energia e de proteínas. Série de informes técnicos. Ginebra: Suiza, 1985;724.

Ministério da Saúde, O que é IMC? Disponível em <https://www.saude.gov.br/artigos/781-atividades-fisicas/40389-o-que-e-imc>, Acesso em 13 agosto 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *