3 estratégias para emagrecer e ainda ajudar a salvar o planeta. O meio ambiente agradece

Talvez você não saiba que o seu treino pode ajudar a salvar o planeta. Nesse artigo vamos mostrar alguns bons exemplos com três estratégias para unir exercício físico, emagrecimento e meio ambiente. 

Exercício e Sustentabilidade

As ações de sustentabilidade já fazem parte da rotina de muitas empresas e independente da área de atuação, elas estão presentes de diferentes maneiras em  atividades administrativas, nos serviços e produções, nos relacionamentos com os alunos e nas interações com sociedade e meio ambiente.

Sim. É perfeitamente possível e vale a pena conciliar a prática de exercícios físicos com um estilo de vida sustentável.

A saúde é a principal forma para mantermos nossa temporária existência. Assim, de acordo com os especialistas, a prática regular e orientada de exercícios físicos ajuda a regular a circulação sanguínea, mantém a pressão arterial regulada, melhora a disposição e diminui o estresse. Então, se você buscar praticar a sustentabilidade no seu dia a dia, por que não fazer isso também na hora dos exercícios? Usar acessórios, objetos  e garrafas reutilizáveis são algumas dicas sustentáveis que você pode adotar para os seus exercícios físicos.

Tempo… tempo… tempo…

Antes de iniciar quaisquer treinamentos, é necessário que você organize completamente a sua agenda e encontre  tempo e disposição para adequar à sua rotina hábitos saudáveis e exercícios físicos. Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos é interessante consultar profissionais especializados para que eles possam acompanhar seu processo e identificar o que realmente é necessário 

Exercícios físicos só em academia?

Não! Também é possível se exercitar em locais públicos, como parques, bosques, praias, montanhas, etc. Além disso também existem academias que oferecem treinos ao ar livre. Verifique a disponibilidade e os parques da sua região. 

Use aparelhos públicos

Outra dica sustentável é usar a aparelhagem para exercícios físicos que algumas cidades disponibilizam em parques, bosques e outros locais públicos. Você pode usá-los gratuitamente. Pesquise os parques da sua região e visite-os para verificar se há disponibilidade de aparelhos no local. Se houver, consulte um/a profissional e elabore um treino para você. 

Exercícios em casa

Está com problema para sair de casa? Ou não quer se estressar no trânsito? 

Você pode procurar por vídeo-aulas de exercícios físicos – há diversos tipos de exercícios para todas as necessidades disponíveis na internet. Procure vídeos sobre os tipos de exercício dos quais você mais gosta ou de acordo com o que você deseja e precisa. Dessa forma, você pratica exercícios físicos sem sair de casa (confira algumas dicas no vídeo ao fim da página), evitando emissões de gases estufa, caso fosse usar o carro para se locomover.

Site com treinos online da FS21 Personal Trainer

Garrafas retornáveis

Fato – O plástico é um dos maiores vilões que contribuem para a poluição em geral – e particularmente dos mares. Portanto, use a mesma garrafa reutilizável todos os dias. Existem vários modelos disponíveis no mercado.

A natureza contribui de forma direta para o bem estar do nosso corpo, então praticar a sustentabilidade durante o exercício físico é um bom começo para cuidar de ambos.

Exercício e Alimentação Saudável

Você por acaso já pensou em como ajudar o meio ambiente o planeta enquanto se alimenta?

Pois saiba que já existe uma corrente muito forte e cada vez maior em relação a preocupação com a qualidade dos alimentos que estamos ingerindo. 

Dessa forma, os alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço na alimentação das famílias brasileiras, se tornando uma verdadeira tendência quando o assunto é alimentação saudável e emagrecimento.

O motivo principal para investir nos alimentos orgânicos é que são produzidos sem o uso de substâncias tóxicas como agrotóxicos e fertilizantes no caso dos vegetais e antibióticos e hormônios no caso de animais e derivados. 

Esses produtos são cultivados com a ajuda de técnicas alternativas que protegem o meio ambiente e a saúde de quem planta como também de quem consome.

Ao definir por essa ótima opção, você garante benefícios ao corpo, respeito ao meio ambiente e ainda contribui para uma agricultura responsável.

Além de frutas, verduras e hortaliças cultivadas sem os defensivos agrícolas, também é possível produzir ovos, carnes e óleos de forma orgânica. 

No caso das carnes e dos ovos, os animais são criados sem que haja a aplicação de antibióticos, anabolizantes ou hormônios.

Exercício e Responsabilidade Social

2020 – Se o Coronavírus é o  inimigo número 1 da Saúde Pública, o Sedentarismo pode ser considerado o número 3, por ser o mais prevalente fator de risco associado às doenças crônicas não transmissíveis, segundo estimativas do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA). 

No Brasil estimam-se 300 mil mortes ao ano só por doenças cardíacas associadas ao sedentarismo. 

Você sabia que cerca de 30% dos brasileiros praticam apenas o mínimo recomendado de 150 minutos semanais de atividades físicas.

Por esse motivo, as experiências bem sucedidas de intervenção na promoção da atividade física são sempre partilhadas com alunos e parceiros,  destacando o conceito e ações de responsabilidade social..

Todo mundo sabe que o exercício físico oferece melhorias fisiológicas, estéticas, mentais, psicológicas e sociais. Porém, muito mais importante do que saber é praticar. 

E mais importante do que praticar é praticar e divulgar os bons hábitos para que outras pessoas criem coragem e também comecem a se exercitar com regularidade

E antes de pensar na escolha da melhor atividade física é bom lembrar de alguns problemas que podem ser evitados com a prática de exercícios: Doenças como diabete, hipertensão arterial, dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol no sangue), obesidade, depressão e ansiedade estão nessa lista que ainda possui vários benefícios como liberação dos hormônios, melhora da autoestima e nas interações sociais. 

Assim, a melhor atividade é aquela que traz sentidos e significados para o indivíduo que pratica, causando o prazer em relação ao corpo em movimento.

Jovens, adultos, crianças e idoso, são beneficiados pela prática regular de atividades físicas e ao promoverem as ações colaboram para que mais pessoas se exercitem,.o que causa o aumento da expectativa e da qualidade de vida das pessoas.

Praticar um exercício de qualidade com orientação correta de um educador físico não tem preço. E logo abaixo você pode acessar o link para três produtos que podem te ajudar na rotina de exercícios com prazer, conforto e segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *